Lectio divina é um termo em latim utilizado para designarmos o ato de realizar a leitura orante da palavra de Deus.
Podemos realizar diariamente a leitura de pequenos trechos bíblicos para alimentarmos nossa espiritualidade. No entanto, nem sempre realizamos essa leitura como um momento de oração e de intimidade com Deus.

O Catecismo afirma que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada de oração “para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem, porque “a Ele falamos, quando rezamos, a Ele ouvimos, quando lemos os divinos oráculos”” (n. 2653).
A tradição de realizar a leitura orante da palavra de Deus surgiu com monges católicos, tendo sido no Concílio Vaticano II, em seu decreto Dei Verbum 25, ratificada e promovida a sua restauração e retomada.
Tem-se que os passos tradicionais para realizar uma efetiva reflexão da palavra de Deus são:

1 – Lectio (leitura); 2 – Meditatio (meditação); 3 – Oratio (oração) e; 4 – Contemplatio (contemplação).

A seguir, apresentamos algumas dicas que irão lhe ajudar a tornar esse momento ainda mais frutuoso:
1º Pacifique o seu interior. Fique em silêncio, busque um ambiente tranquilo e agradável para este momento;
2º Antes de iniciar a leitura, peça perdão a Deus e invoque o Espírito Santo de Deus, para que ele ilumine a mente, os afetos e à vontade neste momento;
3º Leia atentamente, lentamente e várias vezes o texto escolhido, assinalando as palavras ou excertos que mais lhe chamam atenção, imaginando o cenário da leitura, o ambiente, as pessoas, a fisionomia, as reações, inserindo-se no cenário como um dos protagonistas;
4º Aplique a si mesmo as palavras pronunciadas por Jesus, quando for o caso; e
5º Por fim, realize uma reflexão de como a leitura pode ajudar a melhorar sua vida e o que pode fazer e mudar a partir do que foi lido.

Que Deus nos abençoe e guie por meio de sua Palavra!!