No dia 9 de novembro a Igreja celebra a Festa da Dedicação da Basílica do Latrão. A Basílica do Latrão, Catedral de Roma, dedicada incialmente ao Divino Salvador, foi a primeira catedral do mundo; lá se celebravam especialmente os batismos na noite de Páscoa. Mais tarde, foi dedicada também aos santos João Batista e João Evangelista, e nela se realizaram as sessões de cinco grandes Concílios ecumênicos da Igreja.
.
Assim, como o aniversário da dedicação de uma catedral é festa em toda a diocese, a dedicação da Basílica do Latrão, igreja-mãe de Roma, é festa em todo o mundo. Unindo-se à Igreja de Roma, as Igrejas de todo o mundo lhe reconhece a “presidência da caridade”, de que já falava santo Inácio de Antioquia. Todo edifício-igreja é consagrado a Deus, de modo que as igrejas de pedra ou tijolos são um sinal da presença de Cristo: é Ele que aí fala, dá-se em alimento, preside a comunidade reunida em oração, “permanece” conosco para sempre.
.
Que celebrando a dedicação da Catedral de Roma, lembremos que somos pedras vivas da Igreja do Senhor, unidos na caridade ao Santo Padre, o Papa (sucessor de Pedro, pedra firme donde se edifica a Igreja) e em Cristo Jesus, pedra angular de toda a criação!