Na Liturgia deste domingo, veremos, a partir da Palavra de Deus, a importância de se viver em família, família não só de laços de sangue, mas, também, família como Comunidade; enfim, família como toda a Humanidade.
O texto de Lucas chama a atenção para a responsabilidade dos pais (Lc 2,22-52):“os pais de Jesus iam todos os anos à Jerusalém” (compromisso), ou “José tomou o menino e a mãe”. Não se vê um cônjuge somente, uma mulher abandonada como se fosse mãe solteira ou viúva de marido vivo, não impera o machismo, o individualismo, o comodismo ou outros males.
A família de Nazaré em busca de Jesus retrata a família cristã em busca de si mesma. Ela encontrará sua identidade só quando encontrar o Cristo, mestre do amor gratuito, a lhe ensinar que é preciso dar a vida, a fim de que o amor possa viver para sempre.
A família moderna precisa ser reencontrada. E a solução é simples: está no amor e no diálogo. “Os pais devem ser para seus filhos os primeiros educadores da fé, mediante a Palavra e o exemplo” (LG, 11).
Cada lar cristão tem, na Sagrada Família, o seu exemplo mais cabal; nela, a família cristã pode descobrir o que deve fazer e como deve comportar-se para a santificação e a plenitude humana de cada um dos seus membros.
A família é a forma básica e mais simples da sociedade. É a principal “escola de todas as virtudes sociais”. É a sementeira da vida social, pois é na família que se pratica a obediência, a preocupação pelos outros, o sentido de responsabilidade, a compreensão e a ajuda mútua, a coordenação amorosa entre os diversos modos de ser (GS,52).
Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.
Pe. Leomar Antonio Montagna
Presbítero da Arquidiocese de Maringá-PR
Leia na íntegra: https://arquidiocesedemaringa.org.br/artigos/2054/reflexao-liturgica-domingo-29-12-2024-festa-da-sagrada-familia-jesus-maria-e-jose-28-12-2024
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.