Na Festa do Batismo do Senhor, veremos, por meio da Liturgia da Palavra (Is 42,1-4.6-7; At 10,34-38 e Lc 3,15-16.21-22), que o Batismo de João Batista era para a conversão dos pecados, ele convidava à penitência e reunia os que queriam formar um povo salvo da condenação final.
O Evangelho mostra a simpatia de Deus para com Jesus ‘voz do céu’: “Este é meu Filho amado…”, mas também mostra a ‘voz da terra’, pois Jesus é reconhecido pelo oficial romano: “Na verdade, este homem era Filho de Deus.” O Batismo de Jesus é a Festa da filiação e da fraternidade, início de sua vida pública, missão e salvação.
Qual é o significado da missão de Jesus em nossa vida? Jesus veio tornar os homens seus irmãos (filhos do mesmo Pai), tornando-os participantes da natureza divina. Na criação, a Palavra de Deus nos diz que, ao criar o ser humano, portanto, pecar contra a fraternidade é, antes de tudo, pecar contra a paternidade, contra o criador. Somos batizados em Cristo, temos o seu Espírito, quando agimos como Ele agiu conosco. Pelo Batismo somos inseridos no Corpo de Cristo = Igreja, Templo do Espírito Santo. Revestimo-nos de Cristo, passamos a ser ‘novas criaturas’, Filhos de Deus.
Pelo Batismo somos ‘eleitos’ por Deus. Deus vota em nós e nos confia o mandato de administrar a vida, sua maior riqueza. “Te chamei para a justiça, para ser luz, abrir os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”(1ª Leitura).
Por que sou batizado? Para assumir o compromisso com a Igreja, com seus ensinamentos, direitos e deveres ou tudo isso é indiferente? Vivo para mim mesmo ou para o Senhor? “Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado”. “Ide fazei que todas as nações se tornem discípulos; batizando-as e ensinando-as a observar tudo o que eu vos ordenei.” Deus nos chama para sermos seguidores.
Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.
Pe. Leomar Antonio Montagna
Presbítero da Arquidiocese de Maringá-PR
Leia na íntegra: https://arquidiocesedemaringa.org.br
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.